5 passos para criar seu funil de vendas

5 passos para criar seu funil de vendas

8 de novembro de 2018 0 Por admin

Fala pessoal, depois de uma enquete no meu Instagram, onde o tema vencedor foi funil de vendas, elaborei esse post para quem deseja iniciar um bom processo de vendas pela internet.

Ao contrário do que muitos pensam, funil de vendas não é um bicho de sete cabeças, mais é um processo que precisa ser bem elaborado do começo ao fim. Por isso elaborei as 5 etapas na qual você precisa ter atenção na hora de criar um processo matador de vendas. Seja para venda de serviço ou produto, essas dicas vão encaixar perfeitamente no seu negócio.

 

#1 – O topo do funil

O topo do funil é a primeira experiência que o seu possível cliente vai ter com o seu serviço ou produto.
Você precisa, seja online, presencial, ou de outra forma, determinar como/quando e porque os clientes vão entrar no seu funil.

O topo do funil é um dos pontos mais importantes de todo o processo, porém requer um trabalho mais elaborado, em primeiro passo, você precisa ter uma isca bastante atrativa que traga valor. O que seria a “isca”? Nada mais é do que um conteúdo gratuito que você disponibiliza para o seu possível cliente, onde você entrega um ótimo valor em troca dos contatos da pessoa. Seja e-mail, telefone ou endereço. Esse conteúdo pode ser entregue como um vídeo, texto ou até mesmo um e-book. Clique aqui para ver uma ótima isca digital!

Depois da isca pronta, você precisa levar tráfego para ela. Que nada mais é do que pessoas para ver a isca. Esse tráfego pode ser formado de várias maneiras como: Orgânico, pago, via redes sociais ou até mesmo no boca a boca. Hoje tem alguns facilitadores com baixo custo para você aumentar o tráfego nas suas redes sociais. Você pode ver mais nesse site.

#2 – Escolha onde você vai concentrar os esforços de marketing

Você pode envolver o seu negócio e o marketing em torno do número de lugares no funil. Os mais comuns são o topo e o fundo do funil, mas eles têm problemas diferentes.

No topo, você precisa fazer com que o seu cliente continue avançando e, continue interessado em seu produto. No fundo do funil, você precisa que o cliente tome, finalmente a decisão de comprar de você.

Você precisa inspirar o seu cliente, no topo, uma das mais importantes fases do funil de vendas. Mostrar que a sua empresa pode fazer algo para ajudar a sua empresa e vender um problema.

O cliente tem uma grande dificuldade para se conscientizar pelo seu produto.

Por isso, o topo do funil é um grande problema: muitas vezes ele demora a se conscientizar e, entender como o seu produto pode realmente ajudá-lo.

Por outro lado, no fundo do funil, você precisa levar o cliente até o sim.Precisa ter mostrado que você é confiável, que a sua empresa é a melhor para dar ao seu cliente a solução que ele precisa.

Em todo caso, você precisa concentrar alguns esforços para resolver o problema. Se você iniciar o marketing no fundo do funil, você pode rentabilizar de maneira mais eficiente, mas pode ser, muitas vezes um desafio.

Avalie as vantagens e desvantagens de cada fase do funil (topo e fundo) e escolha um ponto de partida para se concentrar em seu negócio.

3# Faça uma sequencia de e-mails matadora

Depois dos leads captados, você precisa trabalhar eles da melhor forma possível. Faça uma sequência de e-mails onde você vai entregar mais conteúdo relevante ao seu tema abordado, sempre com gatilhos mentais para induzir de maneira indireta o seu possível cliente.

Uma dica: Nunca manda ofertas em todos os e-mails. Quando o prospect percebe que você só quer vender, você perde a confiança!

4# Tenha uma página de venda ou site impecável

Logo após você captar o contato, mandar e-mail, o próximo passo é você mandar o prospect para um lugar onde tenha informações necessárias para você vender o seu peixe. Nessa página precisa conter todas as informações pertinentes ao seu produto ou serviço. Detalhes que diferenciam você do seus concorrentes.
Nessa parte você vai mostrar porque você deve ser contratado e escolhido.

Dica importante: Páginas de venda com vídeos convertem mais, pois trás maior proximidade e facilidade de entendimento com o seu público.

5# Venda realizada, continue o relacionamento

Quase 70% das pessoas que fazem o processo correto, quando conseguem a venda, esquecem do cliente.
Porém estudos provam que é mais fácil você vender para o mesmo cliente, do que para um novo.
Então, conseguiu a venda? Mande e-mails informativos do tema pertinente. Mostre para ele, que você se preocupa e quer ajuda-lo.

Esse processo não vai só fidelizar o seu cliente, vai gerar um sentimento de gratidão, pois ele vai entender que você realmente quer ajudar o próximo.

Logicamente eu fiz um post com processo bem superficial do assunto, pois se eu fosse detalhar todo o processo seria umas 100 páginas ou mais. Porém eu coloquei os pontos mais importantes para que você não erre no processo. Porém se você quer saber mais sobre funil de vendas, quer aumentar mais ainda a suas vendas pela internet, clique aqui. Foi com essa técnica que eu fiz resultados surpreendentes.

Gostou do post? Comente, se tiver dúvidas fique a vontade para sanar.
Grande abraço!
Victor Hugo